sexta-feira, 15 de maio de 2020

Coletivo Cancrocitrico: Um Registro Histórico


Anita Costa Prado - Resenha Documentário Coletivo Cancrocítrico - o Anti-laranjas


Coletivo Cancrocitrico: Um Registro Histórico 


    Em um esforço hercúleo, Luís Eduardo, conhecido como Cientista, conseguiu fazer um documentário digno de reconhecimento.
    Com depoimentos coletados em várias cidades e farto material visual ( zines, fotos, gravações), é possível entender a importância de algo centralizado em Londrina, crescendo ao ponto de obter projeção nacional.
    Não havia facilidade digital nem a rapidez das redes sociais mas havia a filosofia punk do faça você mesmo, a força jovem potencializada pela união e o desejo de contestar, dialogar e debater até assuntos polêmicos camuflados pela mídia. 
    Protestos, shows, encontros e manifestações eram as ações mais diretas e locais. O fanzine impresso com o slogan “o anti-laranjas” viajava via correio para diversos pontos do país. Circulou entre 1988 e 1993 com gratuidade.
      O projeto de registrar tudo em vídeo teve início em 2013, estava praticamente finalizado em novembro de 2009 e teve ajustes finais em fevereiro de 2020.
    Em 1h e 55m, o documentário exibe depoimentos de nomes conhecidos no underground.
     Cada um ofereceu seu relato e visão particular, porém, em todos é possível perceber o reconhecimento da importância do coletivo.
    A cidade de Londrina, palco do primeiro encontro de fanzines, foi o berço de algo grandioso que, além de merecer aplausos, merece ser visto pelo maior número de pessoas possível.
      Um documentário para registrar e para inspirar todos que reconhecem a necessidade de lutar por um mundo melhor, onde o fazer esteja ao lado do sonhar e bem acima do procrastinar.

Anita Costa Prado

Para assistir clique no link abaixo e dê play:


Nenhum comentário:

Postar um comentário